Valdemar Borlido Guimarães

Crédito Consolidado: uma solução para poupar dinheiro

15.11.2021
Crédito

A consolidação de Crédito pode aliviar-lhe o orçamento familiar. As vantagens são muitas, mas também existem contras. O importante é fazer bem as contas. Se, à partida, ficará com prestações mais baixas, no total acabará por pagar um valor mais elevado, devido a juros, comissões ou, se quiser antecipar o pagamento, penalizações por reembolso antecipado.

O Júlio, há uns anos, contraiu um empréstimo para arrancar com a sua empresa. Não correu como esperava e, entretanto, esgotou também o plafond dos seus dois Cartões de Crédito, um dos quais de uma grande superfície comercial. Paga todos os meses fortunas em juros, ficando muitas vezes a dívida por abater. Fica praticamente sem dinheiro para outras despesas.

Para tentar solucionar a questão dos Cartões, fez um novo Crédito Pessoal para abater nos Cartões de Crédito, mas não o suficiente para ficar sem dívida. E agora tem mais uma prestação para pagar. Desesperado, Júlio decidiu então explorar as hipóteses de Consolidação de Crédito para reorganizar as suas finanças.

O caso do Júlio é complicado, mas o seu objetivo pode ser mais tranquilo, como por exemplo, conseguir poupar no final do mês e reduzir custos, mantendo as suas responsabilidades de Crédito abaixo de 35% do seu rendimento disponível.

Segundo os especialistas, um Crédito Consolidado é a agregação de vários Créditos num único empréstimo sendo possível atingir os seguintes objetivos:

  • Poupar até 60%;
  • Em números absolutos, pode poupar milhares de euros;
  • Organizar a vida financeira;
  • Alcançar melhores condições de financiamento;
  • Conseguir uma prestação mais reduzida.

Mas, antes de tomar uma decisão, faça as contas, aconselhe-se com intermediários de Crédito Maxfinance, compreenda como se desenrola o processo. Porque, como já referido, há vantagens e desvantagens.

Por onde devo começar?

Se optar por um intermediário de Crédito Vinculado, todo o processo (que inclui simulações, análises comparativas e acompanhamento até contratação) são totalmente gratuitas para o cliente. Estes profissionais têm um vasto número de protocolos celebrados com instituições financeiras que lhes permite, em conjunto com as suas competências, encontrar a melhor proposta para cada caso.

Basta para isso solicitar uma simulação de Crédito Consolidado a um franchisado MaxFinance. A partir daí será contactado e dá-se início ao processo que lhe irá permitir poupar dinheiro. O processo é rápido e simples, salvo se já estiver em incumprimento, altura em que deverá renegociar diretamente com a(s) entidade(s) credora(s).

Quais são os Créditos que posso consolidar?

Pode agregar num único empréstimo, produtos de Crédito Pessoal, Crédito Automóvel, Cartões de Crédito (bancários e de outras instituições), Crédito ao Consumo.

Ficam de fora Créditos Hipotecários, Descobertos de Conta à Ordem, bem como Créditos Comerciais e Créditos Renegociados que, em regra, não podem ser consolidados. Mas não custa perguntar.

Quais são as vantagens da consolidação de Créditos?

Ao incluir o conjunto de dívidas num único Crédito Pessoal pode:

  • Reduzir os encargos mensais com os Créditos ativos;
  • Aliviar as despesas;
  • Acabar com dívidas;
  • Passar a ter uma única prestação, um só pagamento mensal a uma entidade credora;
  • Poupar dinheiro, pois a taxa de juro final será normalmente mais baixa que a média dos Créditos anteriores;
  • Criar um fundo de emergência;
  • Reequilibrar o orçamento familiar;
  • Evitar uma situação de incumprimento;

Em suma, ao ficar mais aliviado, poderá criar uma poupança para que possa tirar aquelas férias com que sempre sonhou, para fazer o curso eternamente adiado, agora sem pôr em causa o seu bem-estar económico.

Quais são as desvantagens da consolidação de Créditos?

Pode acontecer que quem o esteja a aconselhar lhe proponha, já agora, o acesso a mais financiamento do que já tem a seu cargo. Não ceda a essa tentação. Lembre-se que a possibilidade de endividamento está ao virar da esquina.

Faça várias simulações. Como sempre, comparar pode trazer vantagens e poupanças adicionais.

Preste atenção ao prazo do novo Crédito. Provavelmente será mais longo que os anteriores, representará mais prestações e, consequentemente, mais juros.

Agora que está a poupar, pode um dia considerar amortizar também o Crédito Consolidado que o ajudou a sair da situação complicada em que estava. Mas, tenha atenção, verifique, antes de mais, as cláusulas relativas à amortização, pois poderá incluir custos associados, como o pagamento de comissões de amortização antecipada. Cada caso é um caso.

O que é um intermediário de Crédito?

O intermediário de Crédito vai trabalhar para si, para que possa reorganizar as suas finanças. Segundo o Banco de Portugal, o intermediário de Crédito é uma pessoa, singular ou coletiva, que participa no processo de concessão de Crédito.

Existem três categorias de Intermediários de crédito que o podem ajudar a resolver os seus problemas financeiros:

  • Vinculado;
  • Acessório;
  • Não Vinculado.

Estas categorias não são acumuláveis. Uma organização, por exemplo, não pode ser em simultâneo Vinculada e Não Vinculada.

Sendo assim, os Intermediários Vinculados (como é o caso da MaxFinance) ou Acessórios são remunerados pelas Instituições Financeiras, ficando os serviços gratuitos para o cliente. Já os Intermediários Não Vinculados podem cobrar honorários, pois não recebem dos parceiros.

Em qualquer dos casos,  o crédito é sempre concedido por uma instituição autorizada a conceder crédito (por exemplo, instituições de crédito).

Na prática os intermediários vão ajudá-lo através de:

  • Análise os seus Créditos;
  • Serviço gratuito e personalizado, sem custos ou comissões (exceto os não Vinculados);
  • Negociação com vários bancos;
  • Identificação das melhores condições para que o cliente possa poupar dinheiro;
  • Auxílio na escolha da melhor solução;
  • Realização de questões burocráticas pelo cliente;
  • Esclarecimento de dúvidas;

No entanto, o intermediário de Crédito não tem autorização para conceder Crédito, nem para intervir na comercialização de outros produtos ou serviços bancários.

Como podem os Intermediários ajudar na consolidação Créditos?

Para que consiga consolidar o seu Crédito, aliviar as suas prestações e reorganizar as suas finanças, consulte a rede de franchisados da MaxFinance e peça já a sua simulação. São Intermediários Vinculados, pelo que não são cobrados honorários ao cliente.

Se optar por outras entidades de intermediação, verifique que categoria de intermediários têm. Consulte se estão listadas junto do Banco de Portugal. Se forem Intermediários de Crédito não Vinculados poder-lhe-ão ser imputados custos. Se forem de outra categoria e lhe pedirem dinheiro avançado, acautele-se, pode ser burla.

Tome nota ainda que poderá optar por outras soluções. Do lado da poupança pode procurar transferir os seus Créditos para outra instituição ou renegociar as condições das obrigações que tem. Os franchisados da MaxFinance também o podem ajudar nestas matérias. Do lado das receitas, pode arranjar um part-time ou procurar um emprego mais bem pago.






partilhar